Quem somos


Alta Gama é uma escola de difusão da cultura do vinho, que oferece cursos e experiências enogastronômicas desenvolvidos especialmente para o público que vivencia, pesquisa e se atualiza.
O termo “Alta Gama” é muito usado para se referir aos vinhos de melhor qualidade de uma vinícola, feitos em pequena escala, com maior dedicação e carinho.
Esta é a filosofia que norteia os projetos da Alta Gama. E a paixão que move a cada um dos nossos formadores:

Wagner Gabardo

Mestrando em Turismo pela UFPR onde pesquisa Enoturismo.  Especialista em Enologia e Viticultura pela UTP, Brasil. Técnologo em Sommelerie pelo CAVE, Argentina. É professor há mais de dez anos ditando cursos em cidades do Sul e Sudeste do Brasil, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Balneário Camboriú e Florianópolis. É sommelier da Vinícola Araucária, organiza viagens a destinos de Enoturismo e escreve artigos para Revista Vinicola, Brasil, e Gazeta Rural, Portugal. Desenvolveu e gravou dois cursos de educação a distância para a WEBTV do Senac Nacional: Introdução aos Vinhos e Enogastronomia além de um curso sobre Champagne para PASO. Com formação na área de Turismo com ênfase em Alimentos & Bebidas pela UFPR e cursos de Cozinheiro (Senac PR) e Chef de Cuisine (Centro Europeu); sua experiência em gastronomia passa pela América Latina, Europa e EUA.

Fabio Marquardt

É formado sommelier com certificação pela WSET, cursos de Barista e Sommelier de Cerveja. É gerente da Vinícola Araucária em São José dos Pinhais.Foi sommelier do Restaurante Manu, eleito o melhor restaurante brasileiro no prêmio Prazeres da Mesa de 2014 e gerente da rede de cafés Brooklyn, em Curitiba. Tem mais de quinze de experiência na área de alimentos e bebidas tendo atuado no salão em restaurantes como Bistrô Duchamp, Sel et Sucre e Gardeno. Presta serviços de consultoria e treinamento de equipes.

José Luiz Marcon Filho

Formado em Agronomia, com Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal pela UESC com extensão na Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Desenvolveu pesquisas sobre viticultura em regiões de altitude. Atualmente é supervisor de viticultura da Vinícola Legado em Campo Largo e realiza pesquisa de pós doutorado sobre o comportamento de variedade viníferas na região metropolitana de Curitiba.

Ana Spengler

Chef de cozinha com larga experiência em eventos, consultoria e ensino. Bacharel em Gastronomia pela Univali (Itajaí-SC). Foi coordenadora dos cursos de culinária no SENAC Bistrô Johannastift, em Blumenau e sócia-proprietária da empresa Anis Estrelado Gastronomia, com sede na mesma cidade, tendo realizado mais de 800 eventos de 2004 a 2009. Em Curitiba atuou nos restaurantes Famiglia Fadanelli e Paraguassu Grelhados, e desenvolveu trabalhos de enogastronomia junto a La Vinothèque (atual Adega Brasil Batel). Também dedica-se ao food styling para fotografia e vídeo, além de realizar eventos particulares e corporativos e ministrar aulas para confrarias culinárias.

Juliana Tudgay

Especializada em Gerenciamento Ambiental e certificada pela WSET, atua como professora em cursos de Sommelier em Curitiba e trabalha com representação de vinhos e eventos no PR e SC com a Rootstock Vinhos. Trabalhou com vinhos por mais de 10 anos na Nova Zelândia: foi professora das disciplinas de vinhos no curso de Hospitalidade do Queenstown Resort College, trabalhou em vinícolas de Central Otago;  gerenciou o The Winery wine bar e loja e também trabalhou com vendas e distribuição de vinhos.

Jonas Martins

Formado em Agronomia pela UFPR, com  especialização em Enologia pela Ohio Estate University (EUA) e certificação pela WSET. Estagiou em vinícolas na Califórnia (EUA). Atua como professor em escolas de Gastronomia e cursos de Sommelier em Curitiba desde 2012 e assessora importadoras de vinhos. Atualmente trabalha na Chandon do Brasil.

Ronei Andretta

Formado em Engenharia Agronômica pela UFPR,  com Especialização em Ciências do Solo e posterior Mestrado em Produção Vegetal pela UFPR. Aliou os conhecimentos de Agronomia à Viticultura e realizou uma pesquisa sobre  regiões climáticas para vitivinicultura em posterior especialização pela UTP. Atua na Secretaria de Defesa Agropecuária do Paraná. Sommelier formado pela ABS.

Henrique Cruz

É sommelier de cervejas, pós graduado em Gestão e Tecnologia Cervejeira pela UP e  juiz certificado BJCP (Beer Judge Certification Program). É produtor caseiro de cerveja e hidromel, sócio-proprietário da empresa de consultoria Uma Cerveja Por Dia e CEO na Hump Beer. Presta consultoria em negócios cervejeiros.